domingo, 28 de Abril de 2024  19:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-08-2011

Aprovadas três novas candidaturas para Centros Escolares em Aveiro.


A Câmara Municipal de Aveiro garantiu a aprovação de três candidaturas, apresentadas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico ...

A Câmara Municipal de Aveiro garantiu a aprovação de três candidaturas, apresentadas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional / Programa Operacional Mais Centro, para a construção de três novos Centros Escolares.

"Trata-se de um investimento total de mais de 3,370 milhões de euros, destinados à construção dos novos Centros Escolares da Glória, Vera Cruz e Santiago.

Este investimento será comparticipado em 80 por cento pelo QREN / Programa Operacional Mais Centro, suportando a Câmara Municipal de Aveiro os restantes 20 por cento (num investimento de 729.570,80).

Estes valores incluem também despesas com equipamento, como seja mobiliário, quadros interactivos e material didáctico.

A aprovação destas três candidaturas "vêm dar seguimento à aposta da Câmara Municipal de Aveiro na Educação, cumprindo, assim, os pressupostos da Carta Educativa de Aveiro, que prevê a criação de espaços de qualidade e programas de ensino e de aprendizagem interactivos, que estimulem as capacidades cognitivas das crianças e a vontade de descobrir, experimentar e aprender".

As obras deverão começar no início do próximo ano e terão um prazo de execução de 12 meses.

A Escola Básica do 1.º Ciclo da Glória é frequentada por alunos da freguesia da Glória, e por alunos provenientes de freguesias vizinhas "cujos encarregados de educação trabalham em Aveiro". O projecto prevê a requalificação da Escola Básica do 1º Ciclo da Glória, "de modo a permitir que os alunos possam fruir de condições excelentes para o seu desenvolvimento pedagógico".

No caso concreto da Escola Básica do 1.º Ciclo da Glória, "as actuais doze salas de aula irão ser reduzidas para oito".

Assim sendo, prevê-se a reabilitação dos edifícios originais (dois blocos de salas e corpo do refeitório), a demolição dos espaços provisórios, a construção do novo corpo, com o gabinete da direcção executiva, sala de atendimento, sala de professores, gabinete de trabalho, núcleo de instalações sanitárias e uma sala de expressão plástica e arranjos exteriores.

No caso do futuro Centro Escolar da Vera Cruz, o projecto prevê a requalificação e reabilitação da Escola Básica do 1.º Ciclo da Vera Cruz, "uma vez que se trata de uma escola com história e inserida numa zona central da cidade, que acolhe crianças da freguesia em que está inserida, bem como de freguesias limítrofes". O projecto prevê ainda a manutenção do mesmo número de salas já existentes, treze salas de aula, e a criação de dois novos edifícios, com ligação coberta aos edifícios de salas, abrangendo as novas valências de refeitório e polivalente no piso térreo, com ligação aos espaços exteriores e espaços exteriores cobertos. "Com este investimento, a Câmara Municipal de Aveiro pretende criar condições óptimas de trabalho para alunos, professores e restantes utilizadores desta infra-estrutura e assim, concretizar um desejo antigo de todos".

O presente projecto tem como principal objectivo a "requalificação do Centro Escolar de Santiago, de modo a permitir que os alunos possam efectuar grande parte do seu percurso escolar no mesmo local". Localizada na freguesia da Glória da cidade de Aveiro, este núcleo escolar é composto por um edifício com cinco salas de aulas de 1.º CEB e duas salas de Jardim de Infância, contando ainda com uma biblioteca escolar, um polivalente desportivo interior, um polivalente desportivo exterior, um parque infantil e um refeitório. Com a aprovação deste projecto, "prevê-se a ampliação deste complexo". Este projecto "permitirá a construção de um edifício com o refeitório, cozinha e dependências anexas, vestiários e balneários de pessoal, e de quatro salas de actividades para o Jardim de Infância, aumentando o número de espaços disponíveis, por forma a diversificar a oferta escolar".

Depois deste investimento, passarão a existir 10 salas de aula de 1.º Ciclo, em vez das cinco actualmente, e será aumentado para o dobro o número de salas disponíveis para o Jardim de Infância, depois da intervenção passará a dispor de quatro salas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®